2 de novembro de 2014

Um Menino e o seu Cão..


Hoje inicio no blogue, uma nova rubrica : Histórias Inspiradoras.
Nesta rubrica, irei falar de histórias e de pessoas que inspiram. Histórias verídicas, que quando temos conhecimento das mesmas, nos arrancam, sorrisos e lágrimas. Mas que sem dúvida são histórias que merecem ser contadas.

Hoje trago-vos a história de amizade e de amor, de um menino e do seu cão : O Haatchi e o Owen.

Haatchi, que só o seu nome é grandioso ( mas essa será uma outra história ;), é um pastor da Anatólia, que passou por uma monstruosidade, que mostra o que o homem é capaz de fazer. Este cão, apenas com cinco meses, após ter levado pancadas na cabeça, foi amarrado a uma linha férrea em Londres. Fraco, desorientado foi atingido por um comboio e perdeu uma perna e a sua cauda. Tentando sobreviver, deitou-se nos carris, baixou a cabeça e os comboios passavam por cima dele. Pergunto-me, só de imaginar o que este cão passou, como é possível tal acto ? Como é possível tanta maldade...

Foi socorrido e adoptado provisoriamente por uma associação de protecção canina e após a mãe do Owen ter visto a sua foto no facebook para adopção, foi adoptado pelo Owen e sua família. O Haatchi conheceu a sua nova família, apenas seis semanas depois de ter sido socorrido e operado. A mãe do menino conta, que apesar da sua dificuldade em andar, quando entrou na nova casa, correu todas as divisões, mas ao chegar ao quarto do Owen parou e gentilmente aproximou-se do menino. E este é um menino muito especial...

Owen é uma criança com nove anos, que sofre de uma doença rara, síndrome de  Schwartz Jampel. Esta doença causa uma distrofia muscular, os músculos tendem a estar sempre tensos, provocando uma limitação dos movimentos articulares, baixa estatura e deformidades vertebrais. Este menino devido à sua doença e aparência, praticamente não saía de casa, era uma criança bastante tímida, insegura, que devido à curiosidade e comentários sobre a sua aparência foi-se isolando cada vez mais.

Quando este cão tão especial entrou na sua vida, tudo mudou, o Haatchi ao ver o menino, deitou a sua cabeça no seu colo e aqui começou esta amizade única. Tornaram-se os melhores amigos, companheiros, o Haatchi encontrou uma família que o acolheu, um menino que lhe dá todo o seu amor, independentemente da sua deficiência, das suas dificuldades, até porque este menino também as tem. Mas para estes dois seres, não existe qualquer limitação ou problema que impeça de serem os melhores amigos e de se apoiarem mutuamente, como o próprio Owen diz, '' para o Haatchi, eu sou um menino normal, não tenho qualquer problema. ''  E para o Owen, o seu cão é o seu melhor amigo, este cão grande, com as suas três patinhas e com um olhar que é dos mais ternurentos que eu alguma vez vi. O Owen acompanhado pelo Haatchi, começou a sair de casa, mais confiante, contente por não ser o centro das atenções, agora desviadas para o seu cão, tornou-se uma criança mais alegre, mais feliz.

Tive conhecimento desta história através de uma reportagem na televisão e a partir deste dia, acompanho o seu dia-á-dia através do facebook de ambos. E não há um único dia que não me veja a sorrir, ao ver uma foto, um vídeo, uma partilha deste menino e do Haatchi. De salientar, que a partir do momento que esta reportagem passou, Portugal rendeu-se a este menino e ao seu cão, o seu facebook teve cerca de cem mil likes, provenientes de Portugal. Receberam uma quantidade massiva de amor, de apoio e de carinho, em forma de comentários, cartas e postais enviados de Portugal. De tal forma que este carinho tocou o Owen e a sua família que para além dos agradecimentos feitos aos portugueses, equacionam vir a Portugal. Sinto um orgulho imenso, de sermos assim, de sabermos apoiar, mostrar amor e carinho e dar valor ao  que realmente interessa, às pessoas, aos animais, a estes dois seres tão especiais.

Esta história é a prova que os animais apesar do mal que o ser humano lhes pode fazer, conseguem superar e voltar a confiar. Conseguem ser fiéis, companheiros, amigos, mesmo depois de terem sido maltratados. Conseguem ainda dar força e coragem, confiança e alegria a uma criança que se sentia triste e diminuída. É um testemunho de dois seres, que com as suas limitações, se tornaram nos melhores amigos. Até porque, não há limitações para o amor e para a amizade. Esta para mim, é uma história inspiradora, que merece ser contada.

Deixo-vos ainda, este documentário premiado sobre o Haatchi e o Owen, tão bonito, narrado pelo menino e com desenhos feitos por ele, que contam também a história de ambos. (vejam seleccionando a qualidade máxima do vídeo.)


⦁  Aqui, deixo o vídeo da reportagem da TVI.
⦁  Aqui, podem comprar o livro que conta esta história.
⦁  Aqui, podem seguir o Haatchi e o Owen no seu facebook.

Gostarem desta rubrica e desta história ? Comentem  ;)

16 comentários:

  1. Eu soube desta história quando vi na reportagem da tvi, e fiquei sem palavras mesmo. Mas adorei o facto de Portugal, neste caso os portugueses ajudar e dar valor a coisas assim. Uma história que inspira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi também através da reportagem da tvi que tive conhecimento e fiquei sem palavras também ;) É sem dúvida uma história que não nos deixa indiferentes.

      Obrigada pela tua visita e comentário :)

      Eliminar
  2. Já tinha visto esta história através das redes sociais. Comovente e maravilhosa, sinceramente :')

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho P' :) é uma história que me deixa sempre com um sorriso tonto na cara, mas estes dois seres são mesmo especiais ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Já tinha visto esta história e de facto é inspiradora! Fiquei sem palavras, é mesmo comovente. Adorei a ideia da nova rubrica :)

    r: Sim, é mesmo gira, até porque todas as pessoas dão um contributo diferente

    Obrigada e igualmente, minha querida :)
    Comecei e acabei-o ontem, está incrível! Aconselho mesmo a comprar

    És sempre um amor. É tão bom ler isso, fico mesmo de coração cheio, obrigada!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ;) É uma rubrica com histórias que me apaixonam, pessoas inspiradoras, espero que vos apaixone também :)

      R: Tu também o és ;-)

      Beijinho grande para ti*

      Eliminar
    2. Tenho a certeza que nos vai apaixonar :)

      Oww *.*

      Eliminar
    3. Espero que sim :)

      Oww és mesmo um doce de menina ;)

      Eliminar
    4. Tenho a certeza que vais conseguir :)

      Olha quem fala *.*

      Eliminar
    5. ;)

      ehehehehee ;-)

      Beijinhos querida*

      Eliminar
  4. Esta história é mesmo linda!

    r: Obrigada!
    Faz, vais te divertir.

    ResponderEliminar
  5. Também vi esta reportagem na altura, sem dúvida inspirador.
    Continua esta rubrica ;)


    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É não é ? ;)

      Eu vou continuar :)

      Beijinhos Sónia*

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário ❤ Responderei aqui.

Memórias de um amor..

Saudade..

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner