10 de junho de 2015

Pelos alpes da Suíça..

Lago de Klöntal,  Suíça, Maio de 2015

.Já há muito que não vos escrevia, já há muito que não voltava a este meu canto... Muita coisa aconteceu neste último mês, e é verdade, já passou um mês (um pouco mais até)... que estou a viver na Suíça. Nesta terra de montanhas e Alpes... Nesta terra de muito verde.

Antes de partirmos, a última semana em Portugal, foi doce por um lado, amarga por outro. Amarga por me sentir a despedir de tudo o que amo e que sinto como meu... Como nosso... Passeámos muito, namorámos muito, sorrimos os dois, mas chorámos também... Chorei a olhar o mar da Ericeira, por não o querer deixar, por não querer partir... mas um abraço apertado e as palavras, em breve voltamos aqui, amor. em breve estamos de volta... Confortaram-me, deixaram-me mais serena e deram-me força. A força que necessitava  para enfrentar tudo isto... Em breve, contar-vos-ei com maior detalhe, como foi esta última semana. Uma semana que passou muito rápido, rápido demais... Mas é sempre assim, quando não queremos que o tempo passe, não é ? 

Este último mês na Suíça, não tem sido fácil, ainda me estou a ambientar a este país. As saudades de Portugal e a vontade de partir são constantes e nem sempre fáceis de suportar. Neste momento, estou a aprender a língua que se fala neste cantão, o alemão, que acho dificílimo, mas que é necessário e essencial para conseguir um emprego aqui. Estaria previsto já ter trabalho ao vir para cá, na mesma empresa onde o meu marido trabalha. Mas infelizmente, não passou de promessas sem concretização... sem as cumprirem... Pelo que o caminho passa então, por aprender a língua (que tantas dores de cabeça me tem dado), para que desta forma, seja mais fácil conseguir aqui, um trabalho.

Sobre a Suíça, posso-vos dizer, que é um pouco surreal... pelo menos onde estou, em Glarus.  Isto porque é uma vila que fica num vale e à nossa volta só vimos montanhas e verde, muito verde e sentimo-nos pequenos, muito pequenos perante a natureza imponente, perante os Alpes altíssimos em todo o nosso redor. Ao mesmo tempo, cá em baixo, a vila tem bastante comércio e um movimento, até citadino... É diferente... Muito diferente do nosso país, mas muito curioso também. O clima aqui, é também estranho, há mesmo micro-climas, cá em baixo pode estar sol, mas olhamos para cima para o topo da montanha e está branquinha de neve, tal é a sua altitude. Chove também muito, praticamente todas as noites, enquanto que em Portugal está calor, aqui tem chovido bastante. Por vezes surgem algumas ''abertas'' e dias de sol pelo meio, mas o clima aqui, muda muito rápido... Agora está sol, daqui a pouco está a chover.

É um país bonito ( do que eu conheço ), com muita natureza. Para além das montanhas e dos Alpes, tem ainda jardins cuidados, bonitos rios que passam pela vila e lagos deslumbrantes. As pessoas no geral são simpáticas e educadas. Aqui, é usual nos cumprimentarem na rua, mesmo sem nos conhecerem. Ao passarem por nós, soltam um Grtazie, que é um Olá e nós respondemos da mesma forma ;). No entanto, apercebemo-nos que mesmo que saibam outras línguas, o inglês por exemplo, só gostam de falar o alemão, a língua deste cantão. Em diversas situações perguntei se falavam inglês, respondem que não, mas depois, como não falamos o alemão, ao perguntarmos algo em inglês, lá respondem perfeitamente também em inglês, apesar de contrariados. Feitios... maus feitios... o que para mim, não deixa de ser estranho esta atitude, ainda mais, num país que nem tem língua própria, num país que adopta a língua dos países fronteiriços. Particularidades de um país... Particularidades deste povo...

Aqui, apesar dos ordenados serem mais altos, o nível de vida é muito elevado. Um café por exemplo, é caríssimo, cerca de 5 francos, aproximadamente 5 euros. E a alimentação é também muito elevada, sendo necessário ter muita atenção aos preços nos supermercados e aos gastos no geral. As rendas são também, altíssimas, assim como os seguros de saúde, que aqui, são obrigatórios. De resto, confirma-se, para os amantes dos chocolates como eu, há aqui uma variedade imensa e de excelente qualidade, não estivessem os campos verdejantes cheios de vaquinhas e de ovelhas, que produzem bom leite. Por isso, bons chocolates é coisa que não falta por aqui... ;)  

E estas são as minhas primeiras impressões deste país. Fica a promessa que volto em breve com mais noticias da terra dos Alpes, deixo-vos algumas fotos daqui de Glarus e dos arredores. Fotografias da natureza essencialmente... e que mostram o quanto, a natureza pode ser deslumbrante. (Post com muitas fotos, para quem gosta de fotografia e de conhecer novos lugares).

Küsse für dich ! (Beijinhos para vocês)  ;)

* ( Fiz uma ''remodelação'' ao blogue, espero que gostem. Se tiverem alguma dificuldade em vê-lo ( textos e imagens ) em pc's ou em dispositivos móveis, digam. Posso ter feito asneira, mas espero que não ;)

Este é um rio que atravessa toda a vila de Glarus e aqui começa o contraste desta terra. Do lado de lá da margem; o campo, as casinhas de madeira, os animais no pasto e a montanha. Do lado de cá, a vila, a estação dos comboios, ruas enormes repletas de comércio e de supermercados. Diferente, não ?


E lá estão ao longe, as vaquinhas a pastar... Estas são as cores dominantes da paisagem, azuis e verdes em tons fortes. (estas fotografias não têm qualquer saturação de cor).

E aqui estão elas bem pertinho, graças ao zoom da câmara. ( imenso zoom ;)

Não há razão para não haver bom leite, pois não ? ;) 
E os seus chocalhos ouvem-se na vila, mesmo com elas bem longe, a pastar.

Um dia soalheiro, mas ao longe e lá bem alto na montanha, avista-se a neve... 

E do lado de cá da margem, a estação de comboios de Glarus. 
Fica ao lado do jardim enorme e bonito da vila, mas já lá vamos ;)

O jardim de Glarus que atravessa grande parte da vila. É repleto de flores, de árvores sombreiras e de bancos que nos convidam a sentar, a ficar a ouvir os pássaros e a ver os miúdos a banharem-se na fonte do jardim... 
As crianças divertem-se com o mais simples, não é ? 

Pormenores do jardim.


Pormenores simples, mas tão bonitos... Jardim de Glarus

Aqui as montanhas rodeiam-nos completamente. 
O que verei eu dessa janela ? Perguntei eu, ainda em Portugal. As montanhas, claro.

Vem aí chuva... Montanhas de Netstal, localidade próxima de Glarus.

Natureza... Foto tirada num passeio de domingo, a caminho de um local deslumbrante...

E chegamos ao Lago de Klöntal (Klöntalersee em alemão), este lago é lindíssimo. 
É daqueles lugares, que nos surpreendem pela sua beleza, uma beleza de tirar o fôlego.

Este lago fica a oito quilómetros de distância, de Glarus.

Numa das margens do lago.
Este local, é sem dúvida, um dos sítios mais bonitos onde estive...

Os Pescadores. 

Disseram-nos que não vimos a parte mais bonita... a sério ? Será possível ? 
(este passeio foi ao final da tarde, depois de ouvir isto, fiquei com pena de não ter ido mais cedo, com mais tempo para explorar, ficará para uma próxima oportunidade :)

Gostaram ? Comentem  ;)

* Autoria das fotos - Life, Love and Photograph

18 comentários:

  1. As mudanças são sempre complicadas, sobretudo no início. É o choque de realidades distintas e a habituação que vai aparecendo aos poucos. Apesar de já ter passado um mês, ainda é muito recente. Aos pouquinhos passará a ser mais fácil, vais ver :)
    Lamento essa situação com o trabalho. É tão triste quando as pessoas não cumprem com a sua palavra :/
    Os ordenados têm mesmo que ser altos, de outra forma era impossível viver com esses preços!
    Estou babadíssima com a beleza dos lugares, e desse lago então... Dá mesmo vontade de atravessar o computador e só parar desse lado *.*

    Adoro a nova imagem do blogue, está linda, linda, linda!
    Um grande beijinho, minha querida <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, que com o tempo, tudo fique mais fácil... :)
      É mesmo Andreia, não cumprem com a sua palavra e tornam tudo mais complicado... mas enfim, agora é estudar, aprender esta língua mázinha e conseguir um trabalho.

      É verdade, de outra forma, seria mesmo impossível, aqui é tudo caríssimo.
      É bonito não é ? Eu achei tão diferente, mas ao mesmo tempo tão bonita a Suíça e o lago é mesmo deslumbrante ;)

      Que bom que gostaste ! Muito obrigada querida ;-)

      Um beijinho grande para ti também*

      Eliminar
  2. r: Muito, muito obrigada *.* o MEC tem sempre as palavras certas, é incrível!

    Sim, gosto mesmo :)

    Beijinhos, minha querida*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, adoro MEC :)

      E é isso que interessa ;)

      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Que fotos maravilhosas! Adorava visitar a Suiça mas acho que não era capaz de ir para lá morar... Espero que corra tudo bem e que esse alemão se torne mais fácil ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia ;) Vale a pena conhecer é muito linda. Mas concordo contigo, eu também preferia apenas visitar e não morar... mas enfim.

      Obrigada pelas tuas palavras,

      Um beijinho grande para ti*

      Eliminar
  4. Já fui à Suíça duas vezes, para Graubünden, cantão alemão :p fiquei entre Schiers e Chur e fui a Davos fazer Snowboard o que me valeu hematomas por mais de duas semanas. E também fui a Lenzerheid :) adorei a Suíça, é linda, eu que sou asmática notei uma diferença enorme na qualidade do ar, as coisas parece que estão todas muito longe umas das outras exactamente porque há pequenas vilas e cidade mesmo cidade quase que não existe o que dá a sensação que estamos ali todos meio abandonados e que fica tudo a Km de distância eheh o alemão... Bem, é certo que é difícil mas eu gosto imenso da língua :D espero que em breve já o trates por «tu» e consigas um emprego querida porque realmente o custo de vida aí é elevadíssimo :s adorei as fotos! Sê muito feliz * beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já conheces algumas terras ;) É linda mesmo ! e eu lembrei-me de ti, ao fazer o post, porque já tinhas referido que adoravas a Suíça :) É muito diferente de Portugal, mas tem paisagens deslumbrantes e nota-se realmente, outra qualidade do ar. Sim, dá um pouco essa sensação, que estamos meio abandonados, mas as terras são muito curiosas, os edifícios são também muito pitorescos. Pois o alemão é mesmo terrível, juntam palavras e fazem uma enorme, tem palavras iguais que dizem várias coisas, por exemplo :

      sie - ela
      sie - ser
      Sie - Sra ou Sr.

      Grrrrrrr !!!! looool , a única diferença na última é a palavra começar por maiúsculas, se não ainda pior ... e lêem-se todas ( zi )... enfim lá vou aprendendo ;)

      Muito obrigada P' pelas tuas palavras :) Fico contente por teres gostado das fotos.
      Um beijinho grande para ti também*

      Eliminar
  5. Que paisagens maravilhosas querida. Espero que em breve consigas um emprego e que tudo corre bem :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Bolas! Adorei o lago *0* Que faças uma boa viagem de regresso quando for o dia :)

    ResponderEliminar
  7. É lindo! *.*
    Tanto verde, tão rupeste! E o lado da vila, continua a ser isso mesmo... a vila.. muito campestre e simples. Adorei!
    Pena falar-se alemão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É não é ? ;)

      Muito verde mesmo, muita natureza, muito diferente, mas muito bonito também.

      Que bom que gostaste :) E concordo contigo, só é pena falar-se alemão.... loool

      Beijinhos querida*

      Eliminar
  8. Nota-se a nostalgia. As paisagem são lindas. Gosto muito das fotos.
    Vai correr tudo bem.
    Bem vinda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito, tenho andado mesmo nostálgica...
      Obrigada N, fico contente por teres gostado. ;)

      Também acredito que sim, que com o tempo, tudo se irá resolver.

      Obrigada! :p

      Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário ❤ Responderei aqui.

Memórias de um amor..

Saudade..

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner